sábado, 25 de maio de 2013

Anos Loucos - Década de 20

Por: Janaina Diniz


Anos 20 voltaram a ser tendência no mundo da moda. Por isso separamos alguns materiais que explicam um pouco sobre a moda e movimentos artísticos da Década de 20:



A década de 20 ficou conhecida pelos “anos loucos”. Foi uma década marcada pela liberdade, festas animadas ao som do Jazz, teatro, ópera. Era realmente a década da diversão. O Charleston, estilo de dança com movimentos frenéticos, era muito popular.

Livre dos espartilhos, as silhuetas perfeitas passaram a ser aquelas sem curvas, seios e quadris pequenos, conhecida como a silhueta tubular.

Os vestidos ficaram mais curtos, deixando costas, braços e pernas a mostra. Seus tecidos eram leves e o uso de franjas era muito popular. No estilo das melindrosas – mulheres modernas da época, era muito comum ver o uso exagerado de franjas em seus vestidos, maquiagem com os olhos bem marcados e com tons escuros, a boca cor carmim fazendo um desenho de coração, sobrancelhas bem delineadas, pele branca.

O corte de cabelo popular era o “la garçonne”, cabelo curto com franja, o famoso Chanel para nós aqui no Brasil, usado juntamente com o famoso chapéu cloche.

Os dois grandes nomes de estilistas da década de 20 foram Coco Chanel e Jean Patou.


Ø     Chanel trouxe para os anos 20 desde os cabelos curtos até seus cardigãs, blazers, os famosos colares de pérolas. Foi uma das mulheres mais influentes nos anos 20.



Ø     Jean Patou foi o destaque com a linha “sportwear”, além de revolucionar os trajes de banho.

Os anos 20 foram os anos da arte, do surrealismo, da música, do cinema, da tecnologia, do rádio, do cinema falado. Porém com a crise de 1929 toda esta euforia chegou ao fim.


Mas podemos nos alegrar, pois a década de 20 não deixa de aparecer na nossa lista de tendências, vira e mexe ela vem marcando presença na nossa moda atual.  
  


Um beijo pra quem FicaDmoda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário