segunda-feira, 27 de maio de 2013

Art Déco

Por: Amanda Ribeiro e 
Paula Marinho



Ainda no assunto sobre a década de 20, hoje vamos falar sobre um movimento popular internacional que surgiu nesse período. O movimento de Design chamado: Art Déco.

 O estilo ganhou esse nome devido à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes), um exposição que foi realizada em Paris, em 1925. afetou diversas áreas com: a moda, a arquitetura, as artes plásticas, o design industrial, a tipografia e o design gráfico.
O art Déco liga-se na origem do estilo Art Noveau  que explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais (uma forma mais rebuscada). Já o padrão decorativo art déco, segue outro caminho predominando as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. (simplicidade de estilo, "clean e puro").

As inúmeras formas geométricas, são marcas registradas do movimento Francês que na época era visto como elegante, funcional e moderno.

É o que ocorre, nas confecções do estilista e decorador Paul Poiret:

nos vestidos "abstratos" de Sonia Delaunay (1885 - 1979):
 pr9

Nos vasos de René Lalique (1860 - 1945):
French Art Deco glass vase / René Lalique 

Nas padronagens de Erté:
A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, o estilo começa a ser usado na produção industrial, com materiais e formas possíveis de serem reproduzidos em massa. O barateamento da produção leva à popularização do estilo que invade a vida cotidiana: os cartazes e a publicidade, os objetos de uso doméstico, as jóias e bijuterias, a moda, o mobiliário etc.

No Brasil é visível a influência  do Art Déco  em alguns monumentos e pontos turísticos do País, exemplo disso são a Estátua do Cristo Redentor e a  a Torre do Relógio da Central do Brasil no Rio de Janeiro.


Nos dias de hoje, várias marcas tem trazido o Art Déco como tendência nas passarelas, exemplo da marcas:  Acquastudio, Balmain e Gucci:
 



Um beijo pra quem FicaD.Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário