sexta-feira, 12 de abril de 2013

Moda de SubCultura - Grunge

Por: Janaina Diniz
Edição: Paula Marinho



No post anterior falamos sobre o Punk. Dando continuidade a sessão "moda de SubCultura", outro visual que vem adentrando a moda atual é o visual Grunge.

A década de 80 foi marcada pela chamada ditadura da moda, muito exagero, muito glamour, diversos estilos, foi à época de extravasar.
Na década de 90, veio o contraponto, uma "pegada" mais minimalista, surge junto o tal estilo denominado Grunge. Uma libertação da ditadura da moda, onde as pessoas estavam mais preocupadas em curtir do que com suas roupas, era um desapego.
Surge então, uma banda chamada Nirvana liderada por Kurt Cobain, um cara que traz junto a si, esse desapego pela moda. Algo até desleixado quando paramos para analisar. Kurt acabou sendo um grande representante deste estilo.
 
 

O sucesso de bandas como Nirvana, Pearl Jam foi tão impactante que o Grunge acabou se tornando de vez um estilo, aonde vários jovens seguiam este “movimento”.
As letras das músicas costumavam vir com grandes cargas de angústia, melancolia, temas como alienação social e busca pela liberdade.
A pergunta é: O Grunge virou moda?
Sim, pra alegria ou tristeza de Kurt Cobain, o Grunge entrou para moda. Com suas camisas xadrez, sobreposição de peças de roupas, calças mais largas e rasgadas, cabelos soltos, naturais e all star no pé, o “estilo roupa de brechó”, algo alternativo e sem muitas “regras”.



Nos dias atuais...
o Grunge aparece como referência e tendência nos desfiles das passarelas dos Fashion Weeks.
Exemplo disso foi o desfile da coleção inverno 2013/2014 da marca Saint Laurent

 


  



Para quem ficou interessado pelo assunto, fica aqui a indicação: o filme Last Days que conta sobre as últimas horas de uma estrela do rock. Dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder do Nirvana.




Um beijo pra quem FicaD.Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário