quinta-feira, 11 de abril de 2013

Moda de Subcultura - Punk para todas as gerações

Por: Janaina Diniz
Edição: Paula Marinho



  Com certeza vocês já notaram que o estilo Punk tem sido encorporado nos guarda-roupas atuais, por conta da tendência que veio mais forte ainda para o outono/inverno 2013.
Então resolvemos falar sobre o surgimento desse movimento, que hoje dá vida a looks inspiradores. 

  O Punk surgiu por volta da metade dos anos 70 e nada mais era do que um movimento de manifestação juvenil, como já houvera nas décadas de 50 e 60, caracterizado por música, moda e comportamento. Porém não ficou apenas nisso, essa primeira fase desencadeou outras.
  Em 1975 esta manifestação explodiu nos EUA com a banda The Ramones, que trazia uma outra forma para o Rock and Roll, música curtas, simples e dançantes junto com o estilo rocker/greaser (jaquetas de couro, calça jeans, All Star, um estilo simples e divertido).  Mas foi na Inglaterra que surgiu o punk propriamente dito,cercado por uma decadência social e tédio cultural. Surge então a famosa banda Sex Pistols.





A banda virou referência para diversos jovens, que adotaram a ideia do “faça você mesmo”, com seus estilos próprios, começaram a montar seus visuais, compostos por: ternos, camisas e vestidos com itens sadomasoquistas ( pregos, pinos, rasgos e retalhos). Além da adoção dos penteados como cabelos espetados com uma ou várias ponta, moicanos, coloridos ou não.  
                           


Já no finalzinho dos anos 70, surge a segunda parte movimento, o punk abre espaço para os subgêneros, derivados deste primeiro movimento. Punks anarquistas e os não anarquistas. Também o surgimento do estilo hardcore, que não possui uma aparência tão chamativa como a do estilo punk.


Nos dias de hoje...
Moicanos conferem ar punk da coleção de Inverno 2013/2014 Fendi
Desfile Fendi - Inverno 2013
T-shirt e calça de couro em look total punk no Inverno 2013/2014 Versace
Desfile Versace - Inverno 2013/2014

chanel3
Desfile Chanel “Around the World” Outono/Inverno 2013


Quase 40 anos após esse surgimento, estamos aqui aderindo a esse conceito na forma de se vestir. Podemos então, perceber que o punk entrou sim para a moda. Pare e avalie o seu guarda-roupa. É bem provável que tenha alguma jaqueta de couro ou uma calça com rebites ou um sapato com spikes. Pois é, aderimos a “Moda Punk”.






Um beijo pra quem FicaD.Moda







Nenhum comentário:

Postar um comentário